quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Experimento social em um ônibus na Alemanha reconstrói separação racial.

Veja qual foi a reação das pessoas que se depararam com está situação!


O crescente movimento de asilastes chegando a Alemanha nos últimos meses gerou novas discussões sobre a xenofobia, a tolerância e o neonazismo. Um experimento foi realizado em um ônibus de uma linha movimentada na cidade de Essen, na Renânia do Norte Vestefália. Em uma Terça-feira várias câmera e microfones escondidos foram instalados, juntamente com colantes oficiais alertando sobre a nova ordem de uso de assento.
O Colante diz: Este lugar é reservado para pessoas portadoras da cidadania alemã. 
No ônibus os assentos da frente seriam reservados aos alemães enquanto os assentos da parte inferior seriam para estrangeiros e asilados relembrando a segregação existente nos ônibus nos Estados Unidos no final da década de 60, onde negros (colored people) deveriam se sentar separados dos brancos.
Como mostra a foto a seguir.
Na foto encontram-se apenas atores que estariam respeitando a nova ordem    
Alguns passageiros aceitam a nova ordem sem questionar, outros simplesmente não conseguem acreditar no que veem. Duas atrizes, uma com descendência africana e uma mulçumana, entram no ônibus e se sentam nos assentos reservados ao alemães um outro ator se passando por funcionário se aproxima pedindo que elas se levantem e vão a seu lugar. A reação dos passageiros é imediata. Um homem se manifesta dizendo que isso é racismo e que elas também são pessoas iguais a qualquer um. 

Uma senhora diz:
_Eu vivi na época do nazismo e isso não deve nunca mais acontecer. Ninguém vai se levantar!
_Isto mesmo. – reforça outra senhora.

O experimento é repetido diversas vezes durante o dia. Houve algumas situações onde os passageiros não se manifestaram, mas em 80% das situações ocorreram interferência dos passageiros em defesa aos excluídos.
Veja o vídeo original aqui: (em alemão)

O experimento foi feito pelo canal de TV alemã WDR.

Os resultados foram surpreendentes, e a maioria das pessoas se mostraram solidárias e intercederam em pró de desconhecidos que estavam sendo discriminados.

Qual vocês acham que seria a reação das pessoas se este experimento também fosse realizado aqui no Brasil?

Comente, compartilhe, inspire-se.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário