terça-feira, 29 de setembro de 2015

4 mantras para manter um relacionamento saudável e duradouro

Thich Nhat Hanh (89 anos) é um dos mestres zen-budistas mais respeitados no mundo hoje. Ele é conhecido por ser um ativista da paz e dos direitos humanos, além disso ele é poeta e escritor.
Em 2013 ele deu uma entrevista para Oprah Winfrey e falou sobre 4 mantras essenciais para alimentar o amor. 
Segundo o monge, “se você não alimentar o amor, ele morrerá” e para isso é necessário cultivar “entendimento e a compaixão”. E para esta prática existem quatro mantras específicos:

O primeiro mantra a ser praticado é: “Querido/a, eu estou aqui por você.”
            Porque quando amamos alguém o melhor que podemos fazer é oferecer a essa pessoa nossa presença. Não se pode amar alguém que não está lá.

O segundo mantra: “Querido/a, eu sei que você está aí, e eu estou tão feliz.”
            Porque você está presente e reconhece a presença da pessoa amada como algo precioso. Ser amado é ser reconhecido como algo existente.

O terceiro mantra é para ser praticado quando a pessoa amada está sofrendo: “Querido/a, eu sei que você está sofrendo. E é por isso que eu estou aqui pra você.”
            Antes de fazer algo para ajuda-lo/a, a sua presença já traz algum alívio. E o reconhecimento do sofrimento é algo bastante importante.

E o quarto mantra é para ser praticado quando você sofre e acredita que o sofrimento foi causado pela pessoa amada: “Querido/a, eu sofro. Eu estou tentando o meu melhor. Por favor me ajude.”
            Você está sofrendo e quer punir seu/sua parceiro/a por isto. Este mantra é para superar isto. E, ao dizê-lo, você sofrerá menos imediatamente.

Essas são palavras sábias de paz e amor para inspirar o amor no relacionamento.


Veja o vídeo  legendado aqui:


Nenhum comentário:

Postar um comentário