sábado, 17 de outubro de 2015

O que fazer quando sentir-se invisível


Sentir-se invisível. Quem nunca? Está é uma situação mais comum do que se imagina. Quando encontrar-se em qualquer situação onde você se sente invisível, pergunte-se o que aconteceu e o que você realmente está sentindo. Várias são as situações que pode te levar a este sentimento. Você foi deixado de fora em encontros sociais, como festas ou reuniões de família. Ninguém presta atenção quando você fala, ou não levam suas opiniões em consideração. Isolado por causa de sua idade. Excluídos por seus amigos casados porque você está sozinho. Ignorado por razões de gênero, especialmente se você é uma mulher.

Estes são os diferentes tipos de invisibilidade, tente descobrir o que causa este sentimento. Somente quando você entender o que você está sentindo, você pode encontrar uma solução. Aqui estão alguns passos que podem ajudar.


Passo 1: ASSUMA A RESPONSABILIDADE. É muito fácil culpar os outros, e isso nunca funciona. Mesmo as pessoas que estão mais próximos de você não são responsável pela forma como você se sente. Ao assumir a responsabilidade, você pode transformar completamente a sua perspectiva, TENTE MUDAR A PERSPECTIVA. Ex: "Meus filhos nunca ligam mais" pode ser transformado em "Eu estou feliz meus filhos não se sentem sobrecarregados por mim."

Passo 2: OLHE PARA A SUA SITUAÇÃO DE FORMA OBJETIVA. Quando você se envolve em sua próprias emoções, e se sente ressentido, sozinho ou ansioso, você se torna muito vulnerável para fazer o que precisa ser feito. Tente olhar para a sua situação, como se não está acontecendo com você, mas a um amigo que lhe pediu para se aconselhar.


Passo 3: Em primeiro lugar, sente-se com um lápis e papel e FAÇA UMA LISTA de situações em que você se sente invisível. Em festas? Em casa? Com amigos? Em restaurantes? Com as pessoas mais jovens? Com casais? Com sua família? No trabalho? Agora faça três colunas. A primeira coluna irá incluir coisas que você realmente deseja alterar. A segunda irá incluir coisas que você quer mudar, mas são um pouco menos urgente. A terceira é o lugar para coisas que seria bom mudar, mas que não são cruciais neste exato momento. E insira cada uma das situações listadas na coluna adequada.

Passo 4: ESPERE um ou dois dias, depois volte para a sua lista para verifique se você ainda concorda com as prioridades que definiu. Também ajuda, neste momento, consultar um pessoa de confiança. Não escolha um amigo ou membro da família que vai tentar ridicularizam o seu problema e dizer-lhe que está tudo bem. EVITE AS PESSOAS QUE TÊM O HÁBITO DE DIZER AOS OUTROS O QUE ELES QUEREM OUVIR. A melhor opção é alguém que tenha experimentado a mesma situação e encontrou com sucesso uma solução.

Passo 5: FAÇA UM PLANO DE AÇÃO para cada uma de suas colunas. Não se sinta pressionado. O objetivo desta etapa é a de exercitar sua imaginação. Quanto mais ideias você conceber, mais perto você está em encontrar a solução. Anote muitas soluções criativas que você pude pensar. Não tenha pressa. Não há nenhum prazo, e você pode retornar a esta etapa quantos dias for preciso. Sinta-se livre para discutir com outras pessoas, mas certifique-se em chegar a SUA PRÓPRIA SOLUÇÃO.

Não se deixe abater INSPIRE-SE e siga os passos.

Baseado no original de Deepak Chopra fundador da Fundação Chopra e co-fundador do Centro Chopra para o Bem-estar é um pioneiro de renome mundial em medicina integrativa e transformação pessoal. Publicado no site da Oprah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário